O que é a Engenharia Natural?
- A Engenharia natural é na prática um sub domínio da engenharia civil, que se desenvolve respeitando o Planeta e os seus Recursos Naturais. Assim sendo, a PRIMERA assume a responsabilidade de apresentar e fornecer soluções de Engenharia, devidamente enquadradas e com toda a sustentabilidade.
- Alguns dos trabalhos neste domínio, passam por exemplo pela consolidação de taludes e encostas, de margens de linhas de água para prevenção da erosão, ou drenagem de terrenos. Dispomos também de técnicas naturais de sombreamento e acumulação de energia térmica, tendo em vista a redução de consumo nas das fontes primárias de energia.
- Tentamos utilizar como material construtivo prioritário, materiais vivos, tais como, vegetação, e cruzamos de forma controlada com outros provenientes da indústria (cimento, geotêxteis, redes, arames, ferro, entre outros).
Técnicas de aplicação
- Poder-se-á dizer que a engenharia Natural tem como principais universos de aplicação os seguintes: a engenharia de conservação da natureza; a engenharia de caracterização e planeamento e engenharia ambiental.
- As técnicas de Engenharia Natural referem-se essencialmente á aplicação orientada de sistemas vegetativos combinados ou não com outros materiais de construtivos, de modo a consolidar zonas instáveis, a recuperar áreas degradadas e a enquadrar outras intervenções construtivas.
- As técnicas são infinitas e de acordo com a capacidade de imaginação e Engenharia, mas podemos sublinhar algumas delas, tais com aquelas que tem a ver com a cobertura da superfície do solo para prevenir a erosão originada pelas intempéries, e para este problema deixamos algumas soluções, como por exemplo as hidrosemanteiras nos taludes das auto-estradas e a aplicação de substâncias agregantes
- Outras técnicas mais complexas em que se utiliza geotêxteis e matérias naturais que asseguram uma primeira consolidação e depois á medida que a prestação vai desenvolvendo, eles vão degradando-se porque são materiais biológicos. Existem também técnicas de consolidação, em que o agente principal são raízes que se agregam e consolidam o solo.
- No fundo, para que os trabalhos sejam bem sucedidos importa a escolha do tipo de construção de engenharia natural mais adequada.
Vantagens construtivas
- Sustentabilidade
- Respeito pela Natureza.
- Conforto. Custos mais baixos.
- Soluções Evolutivas.